Como fazer cera de depilação caseira

    


    Você pode fazer cera de açúcar com 3 ingredientes simples e fazer sua própria depilação em casa. Tudo o que você precisa é de açúcar branco granulado, suco de limão e água. A cera de açúcar também é menos dolorosa do que a cera quente tradicional porque não remove o folículo piloso, tornando-a uma ótima opção para quem tem pele sensível. Vamos até mesmo orientá-lo sobre os cuidados com a pele pré e pós-depilação, pois é importante preparar sua pele, começando 48 horas antes do tratamento com depilação.


Ingredientes

1 xícara (200 g) de açúcar branco granulado

1/8 xícara (30 ml) de suco de limão (de preferência engarrafado)

1/8 xícara (30 ml) de água morna


Método 1

Fazendo cera de açúcar DIY

1 - Coloque uma panela de tamanho médio no fogão. Mesmo que esta receita faça um lote bastante pequeno de cera de açúcar (aproximadamente o suficiente para 2 pernas), use uma panela média ou grande para fazê-la. A mistura começa a borbulhar quando você a aquece e pode transbordar se você usar uma panela pequena.

2 - Adicione o açúcar branco, suco de limão e água morna à panela. Meça o açúcar branco granulado e despeje-o na panela. Em seguida, adicione o suco de limão e a água morna. Mexa para combiná-los.

Use açúcar granulado branco ou mascavo. Açúcar em pó não vai funcionar.

3 - Leve a mistura para ferver em fogo alto. Ligue o fogo alto e deixe a mistura aquecer até começar a ferver. Mexa com frequência. Fique de olho na mistura, pois ela começará a borbulhar à medida que aquece.

Tome cuidado para não queimar a mistura. Se você fizer isso, ele se solidificará completamente quando esfriar, tornando-o inutilizável.

4 - Reduza o calor para médio. Quando a mistura começar a borbulhar e ferver, abaixe o fogo para médio. Continue a mexer com frequência. O açúcar deve estar completamente dissolvido no líquido neste momento.

Se a mistura continuar a borbulhar rapidamente em fogo médio, diminua para baixo.

5 - Retire a panela do fogo quando a mistura ficar dourada. Continue mexendo a mistura enquanto ela ferve. Quando atingir uma consistência suave e ficar com uma cor dourada profunda, desligue o fogo e mova a panela para outro queimador.

A consistência deve ser semelhante à calda quente. Se estiver grosso como o mel, aqueça-o um pouco mais.

6 - Despeje a mistura em uma tigela ou jarra e deixe esfriar por 30 minutos. Ao contrário da cera quente tradicional, a cera de açúcar não deve ser usada quente. Despeje em uma tigela ou jarra e espere cerca de 30 minutos para esfriar. Se ainda estiver quente ou quente o suficiente para ser desconfortável, deixe esfriar por mais alguns minutos antes de continuar. 


Método 2

Aplicação de cera de açúcar

1 - Pegue uma pequena quantidade de cera com os dedos. A cera ainda deve estar quente, mas fria o suficiente para ser tocada, para que você possa usar os dedos durante todo o processo. Pegue uma pequena quantidade e enrole a cera em uma bola com as mãos.

Você pode usar uma faca de manteiga ou um palito de picolé de madeira em vez das mãos, se preferir.

2 - Aplique a cera em uma pequena faixa de pele. Você pode aplicá-lo com os dedos ou um palito de picolé. Certifique-se de aplicar a cera na direção oposta do crescimento do cabelo. Espalhe uniformemente até ficar com cerca de 0,6 cm de espessura. Trabalhe em pequenas seções com apenas alguns centímetros de comprimento e largura.

Produz cera suficiente para ambas as pernas (aproximadamente)

3 - Respire fundo e puxe! Segure firmemente a cera com os dedos e puxe-a na direção oposta ao crescimento do cabelo. Faça isso rápido, assim como você está tirando um curativo. Pode doer um pouco!

Você também pode usar os dedos para rolar ou retirá-lo, mas isso prolonga a dor. É melhor fazer isso rápido.

Se desejar, aplique tiras de papel em cima da cera, alise-as e retire-as em vez da própria mistura.

4 - Continue a aplicar a cera em pequenas seções até terminar. Você pode reutilizar o mesmo pedaço de cera de 3 a 4 vezes, se quiser. Ou você pode usar uma nova quantidade de cera para cada seção da pele.

5 - Despeje qualquer cera restante em um recipiente hermético e leve à geladeira. Se sobrar cera, coloque-a em um recipiente hermético, como um Tupperware de plástico resistente. Coloque-o na geladeira e use-o dentro de 4 a 5 semanas. Reaqueça-o antes de usá-lo.


Método 3

Preparando sua pele para depilação

1 - Lave a pele com água e sabão. Use água morna para abrir os poros para uma experiência de depilação mais agradável e menos dolorosa. A pele limpa também reduzirá suas chances de contrair infecções, que são raras, mas vale a pena ser cauteloso!

Abrir os poros também reduz o risco de pelos encravados.

2 - Esfolie suavemente 2 dias antes do tratamento. Use uma escova de cerdas ou luva de nylon para esfregar a pele em movimentos circulares. A esfoliação fará com que a cera de açúcar grude melhor, porque a cera de açúcar levantará as células mortas da pele, além do cabelo. Se você remover um pouco da pele morta, a cera pode fazer seu trabalho e grudar no cabelo.

3 - Hidrate a pele na noite anterior ao tratamento. Bloqueie a umidade para manter sua pele e folículos saudáveis. No entanto, você não quer hidratar no dia da sua cera de açúcar, porque você quer começar com a pele limpa.


Método 4

Cuidados com a pele após a depilação

1 - Hidrate com óleos naturais, manteiga corporal ou soros. Você pode hidratar imediatamente após a depilação, desde que não esteja usando produtos químicos agressivos. Hidratar a pele mantém a pele lisa e livre de pelos encravados.

2 - Use um molho de sal do Mar Morto para aliviar a coceira. Você deve evitar tocar muito a pele depois de uma cera de açúcar, então experimente um banho de sal marinho para reduzir a inflamação e a coceira. Dissolva 1/2 colher de chá (cerca de 2,75 g) de sal do Mar Morto em 59 ml de água. Mergulhe um pano macio na solução de sal e segure-o na área irritada por 15 minutos. Em seguida, lave a área com água limpa.

3 - Esfolie para evitar pelos encravados. Aguarde 2 dias após a cera de açúcar e comece a esfoliar a cada 2-3 dias. Use um soro esfoliante suave, mas não esfregue com força – a depilação já removeu a camada superior da pele!

Experimente um esfoliante de café ou açúcar em vez de uma escova para áreas sensíveis.

4 - Evite produtos que possam irritar sua pele. Sua pele ficará bastante sensível por 24 horas após o uso de açúcar, portanto, evite loções, cremes e maquiagem perfumados (se você adoçou seu rosto). Além disso, evite a luz UV forte e o calor de saunas ou tratamentos a vapor.

Evite desodorante se tiver adoçado as axilas.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem