Como remover cera do ouvido naturalmente - Remova a cera do ouvido sem riscos à sua sua saúde

 

Tem acúmulo de cera nos ouvidos? Ainda que a cera de ouvido seja algo natural que aparece no ouvido para proteger de bactérias e infecções, é verdade que em excesso pode nos atrapalhar, grudar no ouvido e dificultar a audição. Por isso, é importante manter uma boa higiene auricular e ir limpando o excesso de cera desta região do corpo. Uma opção para fazê-lo é consultar o médico e fazer um tratamento eficiente para eliminar a cera. Entretanto, se preferir, também é possível fazê-lo em casa, seguindo estes remédios caseiros que sugerimos. Continue lendo este artigo e descubra como tirar a cera do ouvido naturalmente.


Como tirar cera do ouvido naturalmente

1 - A cera aparece nos ouvidos como mecanismo natural de defesa que ajuda a proteger a área de infecções, sujeira e bactérias. É, portanto, um elemento imprescindível que ajuda a manter os nossos ouvidos saudáveis e protegidos contra agentes externos. Por isso, é importante não a eliminar por completo. Há ocasiões em que acumulamos um excesso de cera e isto nos impede de escutar bem e sentimos um desconforto no ouvido; é quando podemos utilizar alguns destes remédios caseiros que nos ajudarão a limpar a cera e a destapar o canal auditivo. Deve-se ter muito cuidado na hora de aplicar estes tratamentos, pois se fizermos de um modo brusco podemos provocar uma infecção ou ocasionar algum dano.


2 - Um dos tratamentos mais populares para tirar a cera das orelhas é mediante o uso de água oxigenada que ajuda a desinfetar a zona ao mesmo tempo que suaviza a cera de ouvido. Para isso, introduza no canal auditivo algumas gotas desta solução com a cabeça inclinada para que o líquido entre bem; deixe que atue durante 2 ou 3 minutos e, em seguida, incline a cabeça fazendo com que o ouvido esteja paralelo ao solo, provocando, assim, que a cera saia das orelhas. Quando a cera estiver saindo, entretanto, não use cotonetes: use papel absorvente e limpe pela superfície. É importante não introduzir elementos, nem objetos dentro do ouvido, pois poderia empurrar o tampão no tímpano e provocar uma infecção.



3 - Outro remédio caseiro para tirar a cera do ouvido é misturando água morna com um pouco de sal, já que as propriedades desinfetantes do sal conseguirão retirar o excesso de cera e a água irá amolecê-la. Você precisará de:

    • 1 colher de chá de sal;
    • 1/2 xícara de água morna;
    • Algodão.
Dissolva o sal na água e, em seguida, introduza o algodão na mistura. Incline a cabeça para o lado e espremendo o algodão para conseguir que esta solução salina entre no canal auditivo. Tente não colocar muita água, algumas gotas serão suficientes para limpar. Fique nessa posição durante 2 minutos e depois gire a cabeça para provocar a queda do líquido e da cera.


5 IDEIAS INCRÍVEIS PARA FAZER COM LATAS VAZIAS



4 - A camomila também é uma boa forma de eliminar a cera do ouvido naturalmente. Trata-se de uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que ajudarão a eliminar a cera e a limpar profundamente o ouvido. Para fazer este remédio caseiro precisará de:

    • Azeite de oliva;
    • Flores de camomila;.
    • 1 copo de água

O primeiro passo para fazer este tratamento consiste em preparar uma infusão de camomila. Aguarde até que esteja morna e depois, coloque algumas gotas de azeite de oliva, também morno, no ouvido; deixe que atue durante 5 minutos e, em seguida, aplique um pouco de camomila com a ajuda de um algodão embebido, deixando que caiam as gotas da infusão no canal auditivo.


5 - Já comentamos que este tratamento deve ser feito com muito cuidado, pois o canal do ouvido é muito sensível e pode ser infectado muito facilmente. Por isso, você deve ter em conta uma série de recomendações que o/a ajudarão a desfrutar de uma saúde auricular mais satisfatória:

    • Nunca use os cotonetes no ouvido para fazer a limpeza diária. Estes empurram a cera para dentro e podem provocar infecções e, inclusive, tampar o ouvido. Neste artigo, contamos como limpar bem os ouvidos.
    • Se tiver alguma infecção no ouvido ou o tímpano perfurado, nunca tente limpar o ouvido sozinho. É importante que vá a um médico ou especialista para que o faça.
    • Nunca deve jogar diretamente um líquido dentro do ouvido, o melhor é aplicar gota a gota para que fique impregnado de solução mas sem força nem pressão.

Se os incômodos da cera persistirem, é recomendável que consulte um médico para que realize um tratamento médico e extraia a cera.

Obs.: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fonte: www.saude.umcomo.com.br e imagens da internet.

Postar um comentário

0 Comentários