Como reviver uma BABOSA - Aloe Vera - Dicas e truques para recuperar sua babosa e outras plantas suculentas

 


Plantas Aloe Vera, ou babosa, são ótimas plantas para locais internos ou externos; elas também são úteis para ter ao redor por causa de suas propriedades medicinais e curativas. Essas plantas são suculentas e, portanto, podem adoecer devido ao excesso de água e outros fatores ambientais. A podridão das raízes é uma das doenças mais comuns das plantas babosas - Aloe Vera -, mas elas também podem se queimar. Se sua planta babosa - Aloe Vera - parece estar morrendo, não perca a esperança, você ainda pode revivê-la! Neste artigo, iremos te dar dicas de como reviver ou recuperar sua babosa, vamos lá!


1° MÉTODO:


Verifique o solo. Você pode dizer se sua babosa precisa ser regada pressionando seu dedo indicador alguns centímetros abaixo no solo. Se o solo estiver seco, sua planta precisa de água. As plantas babosas são suculentas e não precisam ser regadas com frequência. O excesso de água pode matar sua planta!

  • Se você manter sua planta em áreas externas com luz solar direta, regar a cada duas semanas deve ser suficiente.
  • Se você manter sua planta em ambientes sem luz direta do sol, regue-a a cada três ou quatro semanas.

Modifique a rega de acordo com a estação. As babosas precisam de mais água nos meses mais quentes, mas menos nos meses mais frios. Água menos frequentemente no Outono e Inverno, especialmente se sua planta vive em um espaço fresco.



Examine as folhas. Como suculenta, as plantas de Aloe vera armazenam água em suas folhas. Se você notar que as folhas estão caindo ou estão se tornando quase transparentes, sua planta provavelmente precisa de água.

No entanto, as mesmas qualidades podem ser um sinal de podridão radicular, causada pelo excesso de água. Pergunte a si mesmo quando rega sua planta por último. Se você regar recentemente, você deve remover a planta do vaso e verificar se há podridão de raiz.


Água até que o solo esteja úmido. A água nunca deve sentar-se em cima da superfície do solo, então regue com uma mão leve. Continue verificando sua planta semanalmente ou quinzenalmente testando o solo para ver se ele precisa ser regado.

Aprenda como acabar com as rachaduras nos pés. Veja o vídeo acima!


2° MÉTODO:

Replantio devido à podridão da raiz

Remova a babosa do seu pote atual. Uma das razões típicas para a morte da planta de Aloe vera é a podridão das raízes. Para determinar se esse é o caso, você precisa primeiro tirar a planta do seu vaso.

  • Segure livremente a base da planta e o fundo do seu vaso. Coloque-a de cabeça para baixo e continue segurando a planta com a outra mão. Bata na parte inferior do vaso com a mão ou bata-a contra uma borda de mesa (ou outra superfície dura).
  • Dependendo do tamanho da sua planta, você pode precisar de outra pessoa para ajudá-lo. Uma pessoa deve segurar a base da planta com as duas mãos, enquanto a outra pessoa vira o pote de cabeça para baixo e bate no fundo. Você também pode achar útil sacudir o pote para frente e para trás até que a planta se solte.
  • Se você ainda tiver dificuldades em remover sua planta com dois conjuntos de mãos, você pode correr uma espátula ou faca ao redor do interior da panela e tentar soltá-la novamente, ou empurrar parte do solo através dos orifícios de drenagem no fundo do vaso. Se sua planta ainda não sair do vaso, você pode precisar quebrar seu vaso, mas este é um último recurso.
  • Ao liberar a babosa de seu vaso, certifique-se de que você está mantendo a própria planta o mais estável possível. Todo o movimento deve ser centrado no pote, não na própria planta. Em outras palavras, espere, não puxe a planta. Atingir o fundo do vaso manterá suas raízes intactas, e a gravidade empurrará a planta para baixo.



Cuide das raízes. Examine as raízes e determine quantas das raízes ainda estão saudáveis. Raízes macias são características da podridão das raízes e precisam ser removidas. Qualquer raiz que não seja negra ou mole são boas e podem ser mantidas.
  • Se você ver um monte de raízes saudáveis e apenas uma seção de raízes mortas ou moles, você provavelmente pode salvar sua planta sem muitos problemas, mas você precisará cortar as raízes danificadas. Você pode usar uma faca afiada e esterilizada para cortar as raízes mortas, mas certifique-se de obter todos eles.
  • Se você notar que a maioria da sua planta tem raízes danificadas, será necessário um pouco mais de esforço para salvar a planta, e pode estar além de salvar. Neste caso, você pode tentar salvar a planta removendo as maiores folhas (com uma faca). Corte cerca de metade da planta. Este método é arriscado. No entanto, com menos folhas para nutrir, a pequena quantidade de raízes não danificadas pode direcionar melhor os nutrientes em toda a planta.




Escolha um pote que seja um terço maior que o sistema radicular. Qualquer excesso de solo vai segurar a água e pode causar apodrecimento raiz no futuro, de modo que um pote menor é melhor do que um maior.
  • As raízes das plantas de Aloe vera crescem horizontalmente, em vez de verticalmente.  As babosas também podem se tornar bastante pesadas, e o peso da planta pode fazer com que um pote estreito tombe. Assim, selecione um pote largo, em vez de um vaso profundo ou estreito.
  • O vaso que você escolher também deve ter muitos orifícios de drenagem no fundo para que o excesso de água não fique no solo.
  • Um pote de plástico é melhor se você vive em um clima seco, enquanto um vaso feito de barro ou argila é melhor para áreas mais frias ou úmidas.



Use terra adequada para cactos ou suculentas. Este tipo de solo tem um maior teor de areia e produz um ambiente bem drenante para sua planta. Você pode encontrar este tipo de solo facilmente em uma floricultura local.
  • Você também pode criar sua própria mistura de solo para sua babosa misturando partes iguais de areia, cascalho e terra. Certifique-se de usar uma areia grossa (como areia de construção), em vez de uma areia fina. Areia fina pode se aglomerar e segurar água, em vez de permitir que ela escorra para baixo e através do vaso.
  • Embora você possa usar terra própria para as babosas, elas prosperarão melhor em um solo misto. O solo pronto é mais provável de segurar a umidade e, portanto, pode causar apodrecimento das raízes.




Replante sua babosa. Prepare o vaso enchendo-a com a mistura de terra, e agite sua planta Aloe vera suavemente para remover cerca de um terço do solo que se prendeu à raiz.
 Coloque sua planta no pote recém-preparado e cubra a parte superior com mais da mistura de terra. Certifique-se de que toda a raiz está coberta com a de solo, mas não enterre a planta mais profunda do que estava no primeiro pote.
Você também pode colocar em camadas pequenas rochas ou cascalho na parte de cima, o que ajuda a reduzir a evaporação da água.



Não regar imediatamente após o replantio. Sua babosa precisa de alguns dias para reajustar seu novo habitat e reparar quaisquer raízes quebradas.

    Postar um comentário

    Postagem Anterior Próxima Postagem