Veja como você pode ter uma horta em casa



Independente do espaço da sua casa, é possível montar uma horta gastando pouco e ainda usufruir dos benefícios que os alimentos orgânicos proporcionam.


 Escolher o espaço

O primeiro passo é ver o espaço disponível. É preciso observar onde tem sol. Além disso, por quanto tempo a luz solar permanece ali.
Uma horta precisa de no mínimo quatro horas de sol por dia


Modelo de horta


 Após ver o espaço e a iluminação, é hora de pensar em como você quer sua horta ou qual modelo o tamanho do lugar suporta. Você pode optar por vasos no chão, na parede, em floreiras ou até mesmo no próprio terreno, caso tenha um jardim.


   Escolha o que plantar

As espécies irão depender da quantidade de sol que entra no local escolhido. "As que exigem mais luminosidade são tomate, pimenta, pimentão, temperos e couve.
No geral, as ervas são mais fáceis de cuidar do que as hortaliças, que precisam de mais dedicação


Preparar a terra

Preparar a terra para receber as mudas ou sementes.
escolha um vaso com furos na parte inferior ou até mesmo um sistema de drenagem. Caso você queira preparar o solo desde o início, você irá precisar de uma camada de drenagem (pedrinhas, argila expandida ou areia), uma camada de substrato e uma camada de nutrição (esterco, farinha de ossos, por exemplo)


  Plante as Sementes

É importante escolher a quantidade de sementes que vai colocar na terra porque uma pode acabar comendo a outra.
Lembre-se sempre de deixar o solo úmido para que germinem. Caso mais de uma semente germine no mesmo local, faça a remoção ou o transplante da muda menos desenvolvida.

Adubação

Não é preciso trocar a terra, mas é necessário fazer uma manutenção, colocando nutriente a cada 20 ou 30 dias. 
 Outro ponto interessante é fazer uma camada de folhas mortas ou galhos secos sobre o solo exposto. Ela irá servir como matéria orgânica e camada protetora para o solo.


Cuidados básicos

Para os especialistas, os cuidados básicos para uma horta em casa são: não deixar faltar água, fazer limpeza das folhas secas, observar se estão saudáveis, observar se não existem fungos ou alguma praga, adubar e colher

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem