Caspa? 10 dicas para eliminar de vez a caspa + 7 receitas caseiras anticaspa

 

O que causa caspa?

A caspa aparece nos cabelos, sobrancelhas e na barba, causando muita coceira. Também chamada de dermatite seborreica ou seborreia, pode estar relacionada a diversos fatores - desde hábitos errados que prejudicam o couro cabeludo, até a presença de fungos e até alguns problemas de saúde.

Para cada caso é possível tratar de um jeito, o que está relacionado à gravidade do sintoma. Mas é importante saber que, se depois de arrumar toda a rotina errada a caspa não diminuir, é hora de procurar ajuda médica.


Veja a seguir como acabar com a sua caspa:

1. Lave o cabelo corretamente
Lave um dia sim e outro não, ou no máximo a cada dois dias
Aplique um xampu anticaspa apenas no couro cabeludo e deixe agir por dois minutos
Aplique o xampu fazendo atrito de forma suave, para evitar mais descamações
Depois você pode lavar com seu xampu de rotina e passar o condicionador apenas abaixo da linha da orelha, se necessário
Evite banhos muito quentes, deixando a temperatura da água morna, para evitar a oleosidade



2. Tenha cuidado com os xampus secos

Apesar de ser um aliado quando o cabelo fica oleoso antes de um compromisso importante e não é possível lavar os fios, o xampu seco não deve substituir a lavagem física, principalmente se sua intenção é eliminar a caspa.

Especialistas dizem que os xampus secos têm base de amido de alumínio, que ajuda a absorver a oleosidade e melhorar o brilho dos cabelos, mas ele não remove a sujeira, então não pode substituir a lavagem nem ser incentivado como um hábito diário.


3. Sempre seque os cabelos

Ficar com o cabelo molhado por muito tempo, como quando você vai dormir com ele ainda úmido, deixa o couro cabeludo mais propício para a proliferação de fungos que podem aumentar ainda mais a descamação, além de dificultar o tratamento para acabar com a caspa.

Use o secador com temperaturas mais frias para evitar, assim como no caso do banho quente, um maior estímulo para a produção de óleo na região.

Outra boa dica para evitar a umidade na região é tomar cuidado ao usar bonés, que podem aumentar a transpiração, por exemplo.



8 IDEIAS FANTÁSTICAS COM CAIXA DE PAPELÃO


4. Pense bem antes de fazer químicas

Segundo explica Juliana, as químicas aumentam a caspa e sua descamação. Por isso é importante pensar bem antes de fazer procedimentos como coloração dos cabelos ou escovas progressivas.

Isso ocorre porque este tipo de intervenção agride a região, promovendo uma troca acelerada da pele. O normal é que a pele seja trocada a cada 21 dias, aproximadamente, e não é possível perceber que ela está ocorrendo.



5. Use gel moderadamente

O gel na raiz do cabelo, assim como o condicionador, pode ser prejudicial para quem quer acabar com a caspa. Isso porque especialistas dizem que é como se o gel fechasse o folículo, o que piora a oleosidade e a descamação.


6. Escolha um bom xampu anticaspa

Alguns xampus podem ajudar a eliminar a caspa e são diversas as opções disponíveis nas perfumarias. Esses xampus anticaspa podem ter um efeito benéfico na hora de eliminar a caspa, mas apenas o dermatologista pode indicar o melhor tipo para cada caso.

Eles podem ter antifúngicos como o cetaconazol, que ajudam nas caspas ocasionadas por fungos. Já os que contém zinco ou coaltar, por exemplo, podem ajudar a reduzir a descamação.

Dentre as opções mais naturais, segundo Juliana, "estão os produtos com óleo de melaleuca, que tem ação antifúngica e ajuda a combater a caspa". O enxofre também ajuda a controlar a microbiota da região, o que pode colaborar na redução do problema.

Outra dica importante é saber que usar sempre o mesmo xampu não causa caspa. "O cabelo não "enjoa", não acostuma com o xampu. A gente pode enjoar do cheiro ou buscar uma mudança, mas não o cabelo", segundo pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


7. Invista em produtos com óleos naturais

O óleo de melaleuca e de rícino, assim como a argila, podem ser utilizados para acalmar a inflamação no couro cabeludo causada pela caspa, segundo Juliana.

No caso óleo de rícino, por ser muito espesso, normalmente é diluído num óleo de amêndoas ou em um creme hidratante antes de ser aplicado. Seu benefício é ser pouco comedogênico e adstringente, evitando a oleosidade e combatendo fungos, principais causadores da caspa.

"Os óleos naturais também ajudam a fazer uma regulação da glândula sebácea, o que pode contribuir na redução da oleosidade e, por sua vez, na propensão da pessoa desenvolver caspa", ressalta especialistas.

Mas antes de investir no óleo diretamente, saiba que já existem no mercado diversos produtos que apresentam esses ingredientes na sua composição mas têm uma cosmética melhor. O ideal é conversar sempre com seu dermatologista.



8. Trate outros problemas de saúde

Existem diversos outros problemas de saúde ligados à caspa, como:

  • Psoríase
  • Artrite psoriásica
  • Estresse
  • Tensão emocional
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Problemas hormonais

Por isso, caso você tenha um desses quadros, mantê-lo regulado ou tratado pode também colaborar no desaparecimento da caspa.

Converse com o seu médico sobre a caspa e veja se é possível fazer algo para melhorar o sintoma.


9. Procedimentos no consultório

Caso a mudança de hábitos não diminua a quantidade de caspa, além de utilizar os xampus anticaspa de uso livre, pode ser muito importante procurar ajuda de um médico dermatologista ou tricologista (especialidade que cuida dos cabelos).

Existem fatores de risco que mostram que a caspa pode precisar de ajuda médica, como:

  • Vermelhidão
  • Coceira intensa
  • Queda de cabelo aumentada
  • Presença de caspa mais grosseira - que não parece uma "farinhazinha"
De acordo com especialistas, nesses casos é preciso buscar um dermatologista imediatamente.

Além dos xampus recomendados especificamente para o seu tipo de caspa, alguns dermatologistas podem oferecer a aplicação de LED, com luz de emissão baixa, para desinflamar o couro cabeludo e controlar a flora.

"As sessões duram de dez a 15 minutos e é utilizada quando a pessoa está em crise, para diminuir a inflamação e acalmar o couro para receber o tratamento em casa", indica especialista.

Também pode ser indicado a aplicação de corticoide injetável, se a pessoa tiver uma placa mais resistente numa determinada área, como ensina a tricologista.


10. Remédios contra a caspa

Além dos procedimentos no consultório, o dermatologista também pode indicar o uso de remédios orais para casos mais graves de caspa.

Dentre eles, estão os antifúngicos orais e até os anti-inflamatórios, como o corticoide, que serão receitados de acordo com o tipo de caspa que a pessoa possui para melhorar o seu quadro.


10 IDEIAS DE RECICLAGEM ABSOLUTAMENTE GENIAIS COM PLÁSTICO



Como combater a caspa? 7 formas simples e caseiras




É um fato que a caspa pode ser combatida através da aplicação de diferentes remédios naturais. Por isso, abaixo vamos mencionar 7 remédios caseiros simples, que podem ajudar você a reduzir, controlar e até eliminar a caspa do seu cabelo.



1. Batido de cebola roxa

A cebola roxa é amplamente reconhecida como um agente que ajuda a combater o ressecamento capilar e promove a eliminação da caspa. Pelo fato de ser tão forte, a cebola roxa, para que possa aplicá-la, você deve ter tempo.

Ingredientes:
  • 2 cebolas roxas
  • Água ou óleo (quantidade necessária)
O que você deve fazer?

Recomenda-se bater no liquidificador pelo menos duas cebolas roxas, com um pouco de água ou óleo.
Vamos aplicar a mistura diretamente no couro cabeludo e deixar descansar por algumas horas.
Após o tempo indicado, enxaguar com bastante água.




2. Mistura de aspirina e vinagre

A aspirina é pouco conhecida para combater a caspa, mas seus componentes químicos foram determinados como um dos remédios mais eficazes.

Ingredientes:
  • 2 aspirinas
  • Vinagre (a gosto)

O que você deve fazer?

Vamos esmagar as aspirinas em um almofariz. Uma vez que as reduzimos a pó, vamos misturá-las com uma porção de vinagre.
Esta mistura deve ser aplicada no couro cabeludo e deixada pelo tempo que a pessoa considerar apropriada. Para melhores resultados, recomenda-se deixá-la ligado a noite toda.
Em caso de não ter vinagre, também pode ser diluída no xampu.



3. Bicarbonato de sódio e suco de limão

Sendo um aliado tradicional de limpeza, o bicarbonato de sódio também está presente no combate à caspa. Muitas pessoas o têm em casa, porque este é usado para limpar a cozinha, e para a higiene pessoal.

Ingredientes :

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (9 g)
  • O suco de 1 limão verde

O que você deve fazer?

Vamos misturar ambos os ingredientes e esfregar com relativa força no couro cabeludo. Deixamos agir por alguns minutos, para depois ser removido apenas com água.
O bicarbonato regula os níveis de pH e ajuda a eliminar o fungo da caspa. Devido ao seu forte efeito, é indicado para a caspa seborreica.


4. Raízes de beterraba e menta em água fervida

Nem todos os remédios devem ser químicos ou fortes. As pessoas que preferem optar por uma receita mais suave, têm entre suas opções as raízes de beterraba crua ou a beterraba cozida.

Ingredientes:

  • Várias raízes de beterraba
  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • 1 colher de sopa de folhas de hortelã (15 g)

O que você deve fazer?

O procedimento é muito simples: vamos cozinhar as raízes da beterraba e reservar a água do cozimento. Se desejar, podemos incluir folhas de hortelã.
Mais tarde, vamos aplicar essa água no couro cabeludo, massageando suavemente.


5. Cerveja

Garota lavando o cabelo com cerveja para tratar a caspa
Por incrível que pareça, a cerveja pode contribuir ativamente para a eliminação da caspa. Antes dos cabeleireiros e dos cuidados capilares com tecnologia avançada, a cerveja era amplamente utilizada em salões de beleza.
O fermento da cerveja pode matar o fungo da caspa, e também dar brilho aos cabelos.

O que você deve fazer?

Sua aplicação é muito simples: você só deve enxaguar o cabelo com cerveja e, de preferência, deixar agir por uma noite.
Na manhã seguinte, vamos lavar o cabelo com bastante água morna.


6. Abacate preto amassado com óleo

Este é um dos remédios tradicionais nos trópicos, especialmente na temporada do abacate.

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro (que não seja mais comestível, ou seja, preto)
  • Óleo (a quantidade necessária)

O que você deve fazer?

Vamos esmagar o abacate preto, misturá-lo com óleo e aplicá-lo no couro cabeludo.
Além de ser um antídoto perfeito contra a caspa, dá muito mais brilho e luminosidade aos cabelos, destacando sua estética. Sua aplicação é mais eficaz se você deixar várias horas no cabelo.


7. Mix de mel e ovos

Esta receita é muito simples e eficaz, e você certamente tem os dois ingredientes em sua cozinha.

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

O que você deve fazer?

Em um pequeno pote, misture o mel das abelhas com os ovos e mexa até que tudo permaneça como uma massa homogênea.
Com a ajuda de um pincel, aplique em diferentes partes do couro cabeludo e deixe agir durante o tempo que considerar necessário.
Finalmente, lave o cabelo com bastante água morna, para remover a mistura.


Fonte: www.minhavida.com.br + www.melhorsaude.com.br e imagens da internet.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem