Como cuidar de orquídeas corretamente - Aprenda tudo sobre orquídeas desde o plantio até sua manutenção diária

 


Orquídeas são flores lindas e delicadas que vêm em variedade de cores, formas e tamanhos. Existem mais de 22.000 espécies de orquídeas, e os requisitos de cuidado podem variar de acordo com o tipo. No entanto, você pode seguir algumas diretrizes simples, independentemente do tipo de orquídea que você tem, para mantê-la saudável e com ótimo olhar. Veja neste artigo, como cuidar de orquídeas corretamente e aprenda tudo sobre orquídeas desde o plantio até sua manutenção diária.




1 - Use vasos com orifícios de drenagem. 
É imperativo que os potes de orquídeas estejam equipados com orifícios de drenagem para permitir que o excesso de água saia pelo vaso. Caso contrário, a podridão de raízes pode matar suas belas plantas! Se suas orquídeas estão em vasos sem furos de drenagem, plante-as em novos.
Coloque um pires ou uma bandeja de gotejamento debaixo dos vasos para evitar que o excesso de água derrame no chão.



2 - Use um preenchimento de vaso de drenagem rápida projetado para orquídeas. 
Você pode escolher entre um solo de vaso à base de casca ou musgo. Um solo à base de casca drena bem e ajudará a evitar o excesso de água, mas pode quebrar rapidamente. Um preenchimento à base de musgo retém melhor a umidade, mas requer uma rega cuidadosa e pode precisar ser repreendido com mais frequência.
Se suas orquídeas não estão no solo certo, troque para ajudá-las a prosperar.



3 - Coloque os vasos perto das janelas voltadas para o norte ou oeste, se possível. Orquídeas precisam de luz forte, mas indireta para prosperar. Se puder, coloque-as perto das janelas voltadas para o norte ou oeste para garantir que recebam a quantidade e intensidade certa da luz solar. Se você só tem uma janela voltada para leste, cubra-a com uma cortina pura para evitar que as orquídeas se queimem.
Colocar os vasos perto de uma janela voltada para o sul pode não fornecer-lhes luz suficiente para florescer.



4 - Tente manter uma temperatura de 16-24 °C em sua casa. Orquídeas prosperam em temperaturas moderadas, e morrerão se ficarem muito frias. Embora a temperatura correta varie com base nas espécies de orquídeas, em geral você deve tentar manter sua casa acima de 16 °C à noite. Durante o dia, a temperatura deve ser 10-15 graus mais quente do que isso.









5 - Forneça uma circulação suave de ar. Como as orquídeas não são cultivadas no solo, você deve fornecer circulação de ar para manter as raízes saudáveis. Em meses amenos, você pode abrir janelas em sua casa para fornecer uma brisa suave. Caso contrário, use um ventilador aéreo em um ajuste baixo ou um ventilador oscilante direcionado para longe das orquídeas para evitar que o ar fique velho ou estagnado.



6 - Regue as orquídeas pouco antes de secarem. É importante regar uma orquídea com base na quantidade de água que usa, em vez de depois de um certo número de dias. A cada poucos dias, coloque suavemente 1 ou 2 dedos nos vasos, em seguida, puxá-los para fora e tocar com os dedos. Se você não sentir umidade nos dedos, regue levemente as orquídeas derramando água sobre o vaso e permitindo que ela mergulhe. Depois de alguns minutos, despeje o excesso de água no pires ou nas bandejas de gotejamento abaixo dos vasos.
Dependendo do clima, dos níveis de umidade e do solo dos vasos, você pode precisar regar as orquídeas várias vezes por semana ou uma vez a cada várias semanas.
Vasos limpos podem ajudá-lo a determinar quando é hora de regar suas orquídeas — se não há condensação no interior dos vasos, é hora de regar.



7 - Borrife água nas orquídeas se o nível de umidade em sua casa estiver abaixo de 40%. Orquídeas se dão melhor em ambientes com 40-60% de umidade. Compre um higrômetro em uma floricultura ou numa loja e use-o para testar a umidade em sua casa. Se a umidade for inferior a 40%, use uma garrafa de spray com uma névoa fina para diminuir levemente as orquídeas e seu solo uma vez por dia.
Se a umidade em sua casa for superior a 60%, coloque um desumidificador na sala onde suas orquídeas estão para evitar o crescimento de bactérias e fungos.




8 - Fertilize as orquídeas uma vez por mês enquanto florescem. Use um fertilizante líquido equilibrado, como 10-10-10 ou 20-20-20. Misture-o com metade de água e use-o para alimentar as orquídeas uma vez por mês enquanto florescem. Não regar dentro de vários dias após fertilizá-los, ou os nutrientes simplesmente lixiviarão com a água.
Após a floração, o crescimento da folhagem acabará. Você pode dar à planta menos água e fertilizante até que novas folhas comecem a crescer novamente.



9 - Corte as hastes gastas quando as flores morrerem. Orquídeas não florescem mais de uma vez no mesmo caule, com exceção da Phalaenopsis, ou orquídea de mariposa. Se você tiver uma Phalaenopsis, corte a haste logo acima dos 2 nodas inferiores, ou juntas do caule uma vez que a flor tenha morrido. Para variedades de orquídeas com pseudobulbs, corte a haste logo acima da pseudobulb. Para outras variedades de orquídeas, corte toda a haste o mais perto possível da base.
O pseudobulb é uma haste espessa na base de cada crescimento.
Use sempre ferramentas estéreis para podar orquídeas.



10 - Remova insetos à mão. Sinais de insetos  incluem folhas pegajosas e moldes pretos e fulides. Use as mãos para remover todos os insetos visíveis na parte superior e inferior das folhas e talos de flores.



11 - Limpe as folhas afetadas com água e sabão. Depois de remover os insetos à mão, adicione um esguicho de sabão a uma xícara ou tigela e adicione água de temperatura ambiente. Mergulhe um pano macio na solução e, em seguida, limpe suavemente cada folha e talo de flores. A água com sabão removerá a pegajosa e a fuligem, bem como matará todos os insetos restantes.



12 - Pulverize as orquídeas com um inseticida se os problemas persistirem. Se você removeu os insetos e limpou as folhas, mas ainda está vendo sinais de uma infestação, compre para orquídeas em uma floricultura. Peça a um funcionário para ajudá-lo a encontrar um inseticida que seja seguro de usar em orquídeas. Siga as instruções de aplicação da embalagem ou bula.



13 - Corte qualquer folha ou caule doente. Se você notar que sua orquídea tem folhas ou manchas descoloridas nela (como creme, amarelo, marrom ou preto), provavelmente está sofrendo de uma doença. O primeiro passo é remover o máximo possível do tecido infectado. Use uma ferramenta de corte estéril para cortar folhas, caules e flores doentes. Certifique-se de desinfetar suas ferramentas de jardinagem antes e depois de remover tecido infectado.
Em alguns casos, pode ser melhor descartar toda a planta para evitar que a doença se espalhe para outras orquídeas.



14 - Tratar infecções com fungicida ou bactericida. Infecções bacterianas comuns que podem afetar orquídeas incluem podridão marrom, podridão preta e mancha marrom, indicada por manchas escuras nas folhas ou pseudobulbs. Infecções fúngicas comuns incluem praga e podridão radicular, indicadas por raízes podres, pseudobulbs e folhas. Depois de cortar o tecido infectado, pulverize a orquídea com um fungicida ou bactericida, dependendo do que ela está sofrendo.
Você pode encontrar esses produtos em uma floricultura ou loja de produtos agrícolas.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem