Sem título

19 dicas de costura para iniciantes + vídeos



01 - Cole uma fita métrica na sua bancada de trabalho. Isso poupa um tempão e você não precisará mais ficar procurando a toda hora sua fita para medir seus tecidos.


02 - Endireite seus alfinetes espetando-os em um sabonete em barra. E dê adeus aos alfinetes e agulhas tortas!


03 - Aplique um pouquinho de esmalte incolor nos botões. Assim, você criará uma camada dura sobre as linhas, que não se soltarão com facilidade.

04 - Prenda dois lápis com fita adesiva ou elástico e crie uma risca dupla, o que facilitará e muito na hora de riscar o molde e aquela margem de um ou dois centímetros.


05 -  Corte as quinas em diagonal antes de desvirar a costura. Isso evitará embolados ao deixar o tecido no lado direito.

Corte os cantos na diagonal para não embolar ao desvirar o tecido.

06 - Faça a barra dobrando o tecido duas vezes. Esse passo garantirá que o tecido não desfie internamente.



07 - Prenda na base da sua máquina de costura elásticos para serem seu guia de limite de costura. Elásticos são aliados para guiar o tecido na costura.



08 - Quando a costura à máquina não está indo bem, verifique a bobina. Ela pode ser a fonte do problema (e da solução!). Retire, reencaixe, verifique se está do lado correto. Só utilize bobina totalmente compatível com a sua máquina (se a recomendação é utilizar a versão de plástico, use somente esta. E se for metal, só use em metal mesmo). Fique de olho na bobina ao costurar.



09 - Faça um molde para suas bainhas fazendo uma régua caseira para isso. Use papel firme e trace marcações para facilitar sua vida. Depois, é só passar o ferro quente para marcar bem e costurar. Crie uma régua para bainhas com papel firme.



10 - Quando fizer sua almofadinha de alfinetes, preencha-a com palha de aço. Isso ajudará a manter a ponta dos alfinetes sempre afiada. Alfinetes sempre afiados.


11 - Vale também colar ímãs embaixo de um pires para ser seu porta-alfinetes. Eles sempre ficarão lá grudados pelo ímã! Os alfinetes sempre serão encontrados com facilidade.



12 - Coloque uma sacola plástica transparente sobre tecidos felpudos ou escorregadios como o plush, veludo ou microfibra. Esse truque ajudará a deslizar a agulha com facilidade. Sacola plástica é truque para costurar tecidos felpudos



13 - Quando precisar costurar elástico, use o ponto ziguezague ao invés da costura reta. Isso garantirá espaço para o elástico esticar com facilidade. Ziguezague é o melhor ponto para pregar elástico.



14 - Se você não tem muita prática em costurar à máquina, sempre alfinete seu projeto antes de começar a coser. Garanta que os tecidos não corram ao costurar.


 

15 - E para conferir mais precisão, alinhave a costura antes de passar na máquina. Depois, é só retirar o alinhavo e manter a costura da máquina. Alinhe sempre suas peças antes de costurar.




16 - Inicie seus primeiros projetos com tecido barato. Não queira se arrepender em estragar um tecido caro nas suas primeiras costuras.


17 - Não use linhas baratas demais. As linhas de marcas desconhecidas podem ser uma verdadeira armadilha e estragar seus projetos de costura. Geralmente elas não aguentam quando são tensionadas. O mesmo vale para linhas muito antigas. Invista em boas marcas de linhas.



18 - Na falta de giz, você pode usar um pedaço de sabonete ou sabão para traçar a marcação no seu tecido. O sabonete pode salvar na falta do giz de costura!




19 - Afie suas tesouras cortando folhas de lixa de madeira ou folhas de alumínio. Mantenha suas tesouras sempre afiadas.


Imagens: Superziper, Sigbol, Clubinho da Costura, Pinterest, blog.elo7.com.br.


5 IDEIAS DE TRANSFORMAÇÃO DE ROUPAS VELHAS EM NOVAS | IDER ALVES


5 IDEIAS INCRÍVEIS DE TRANSFORMAÇÃO DE ROUPAS VELHAS EM NOVAS 2 | IDER ALVES



Postagem Anterior Próxima Postagem