Benefícios incríveis do chá verde para sua saúde + 7 receitas surpreendentes

 


Chá verde pode ser delicioso e delicado ou amargo demais até mesmo para beber. Para criar a xícara perfeita em casa, você pode usar sachês de chá de alta qualidade, folhas diversas ou pó de ervas. Independentemente do método que você usa para fazer chá, use sempre água doce que não seja muito quente e jamais desista do chá! Você vai descobrir que o chá verde é ótimo por conta própria ou você pode saboreá-lo com mel e limão. 
Chá verde desfruta de merecidos benefícios para a saúde. Uma das bebidas mais saudáveis do planeta, as folhas de chá verde podem ser mergulhadas para fazer chá, ou bebidas inteiras (na forma de pó de ervas). Tanto as folhas quanto o chá em si também podem ser incorporados ao cozimento. Aqui está um resumo de 10 benefícios de chá verde, bem como maneiras simples de incluir esta planta maravilha em sua rotina diária. Então, vamos lá!


10 benefícios do chá verde para a saúde

1 - Chá verde está transbordando de antioxidantes
O chá verde contém antioxidantes de polifenóis que reduzem a inflamação no corpo, um gatilho conhecido do envelhecimento precoce. Esses antioxidantes também protegem proativamente as células contra danos que podem levar a uma série de doenças crônicas, tornando-se um superalimento que oferece uma ampla gama de proteção à saúde.


2 - Chá verde como calmante para o cérebro
O chá verde é conhecido por provocar efeito calmante. Embora forneça cafeína, o chá verde também contém um aminoácido chamado L-theanine,que produz um efeito calmante. A combinação de cafeína e L-theanine também tem sido demonstrada para otimizar a função cerebral para melhorar a memóriade trabalho, o desempenho cognitivo e elevar o humor. A capacidade do chá verde de combater o estresse oxidativo também o torna um potente protetor contra doenças neurodegenerativas, incluindo Alzheimer e Parkinson.


3 - Chá verde pode ajudar no controle de peso
Na pesquisa humana e animal, o chá verde tem sido mostrado para acelerar o metabolismo e estimular a queima de gordura. Também está ligado à redução do apetite e à prevenção do ganho de gordura, inibindo um processo conhecido como angiogênese— a formação de novos vasos sanguíneos — do qual o crescimento do tecido adiposo depende.


4 - Chá verde protege contra o câncer
O chá verde evita o câncer de algumas maneiras fundamentais. A planta protege contra danos que podem desencadear o crescimento descontrolado das células, o que pode levar a mutações cancerígenas. O efeito anti-angiogênese que ajuda a prevenir o ganho de gordura também funciona para impedir que o câncer se espalhe.








5 - Chá verde aumenta a imunidade  
Antioxidantes do chá verde oferecem efeitos antibacterianos, antifúngicos e antivirais que aumentam a imunidade. Bônus: Suas propriedades antibacterianas também combatem o mau hálito. Além disso, o chá verde age como um pro biótico, alimento para as bactérias intestinais benéficas ligadas à imunidade saudável.


6 - Chá verde melhora a densidade óssea
Os antioxidantes no chá verde têm sido mostrados para proteger contra a perda óssea e reduzir o risco de fratura. Estudos em animais descobriram que uma ingestão moderada de chá verde beneficia a saúde óssea, melhorando a força e a qualidade óssea. Um estudo recente analisou a conexão entre alimentos ricos em polifenóis, incluindo chá verde e osteoporose. Os pesquisadores concluíram que os fenóis influenciam a densidade mineral óssea, prevenindo danos induzidos pela oxidação às células ósseas, bem como reduzindo a inflamação, o que ajuda na construção óssea.



7 - Chá verde ajuda a equilibrar o açúcar no sangue e prevenir diabetes
Uma meta-análise de 17 estudos publicados anteriormente analisou a relação entre chá verde, controle de açúcar no sangue e sensibilidade à insulina em humanos. Pesquisadores encontraram efeitos favoráveis. O chá verde ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum, bem como os valores para o Hb A1C, uma medida de açúcar no sangue médio nos últimos três meses.

Outro estudo em adultos japoneses de 23 comunidades acompanhou mais de 14.000 pessoas saudáveis durante cinco anos. Os cientistas descobriram que o consumo de chá verde estava inversamente associado ao risco de desenvolver diabetes, mesmo após o ajuste dos dados para idade, sexo, índice de massa corporal e outros fatores de risco. Em outras palavras, há algo sobre chá verde que é em si protetor.



8 - Chá verde suporta saúde cardíaca
Mais uma vez, o chá verde multitarefa. Além de seus efeitos anti-inflamatórios e capacidade de se proteger contra o estresse oxidativo, o chá verde tem sido mostrado para proteger o coração, reduzindo o colesterol total, LDL "ruim", pressão arterial e triglicérides, ou gorduras sanguíneas. Também previne a oxidação do LDL, processo que desencadeia um efeito dominó, que contribui para o endurecimento da artéria e doenças cardíacas. Uma maior ingestão da bebida também está ligada a um menor risco de derrame.



9 - Chá verde protege a pele do envelhecimento
Pesquisas mostram que polifenóis no chá verde protegem a pele dos efeitos da luz ultravioleta (UV). Isso ajuda a prevenir a aceleração do envelhecimento, além de oferecer benefícios anti-inflamatórios e de combate ao câncer. Compostos de chá verde também ajudam a se defender contra rugas, devido à sua capacidade de evitar a quebra de colágeno e fibras elásticas, que por sua vez evitam toda a perda de elasticidade da pele.



10 - Chá verde está ligado à longevidade
As células dos bebedores regulares de chá verde têm uma idade biológica mais jovem do que os não-bebedores, por cerca de cinco anos. Pesquisas japonesas também mostram que bebedores regulares de chá verde vivem mais tempo. Em um estudo em idosos, aqueles que beberam mais chá verde tiveram 76% menos chances de morrer no período de estudo de seis anos.


RECEITA DE CHÁ VERDE PARA VOCÊ SABOREAR

Pudim de chá verde

Ingredientes:
2 colheres de chá verde
½ litro de leite quente
400g de açúcar demerara orgânico
12 ovos
1 xícara de demerara orgânico para calda

Modo de Preparo:
Misture o chá verde com o leite quente e deixe repousar. Misture o açúcar com as gemas e 2 claras. Coe o leite e misture com as gemas. Unte uma fôrma de pudim com a calda queimada. Asse em banho-maria, por 45 minutos. Enfeite com folhas de chá verde.


Bolo de chá verde

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de chá verde (erva)
1 pacote de gelatina light sabor limão
1 copo de iogurte natural desnatado
2 colheres (sopa) de margarina light
1 ovo
2 claras
1 ½ xícara de farinha de trigo peneirada
2 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:
Em uma vasilha, misture os ingredientes secos e reserve. Coloque no liquidificador os ovos, a margarina light, o iogurte e o chá verde. Bata por cinco minutos. Misture o creme formado com os ingredientes secos até formar uma massa homogênea. Coloque a massa em uma forma untada com margarina light e leve ao forno preaquecido por 25 minutos (ou até que o bolo esteja pronto)


Arroz com chá verde

Ingredientes:
4 xícaras de água
3 colheres de sopa de folhas de chá verde
1 cebola media em cubinhos
2 dentes de alho amassados
1cm de raiz de gengibre picadinho
2 xícaras de arroz integral cateto
2 colheres de sobremesa de azeite extra virgem
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela leve a água ao fogo, quando levantar fervura adicione as folhas de chá verde, tape, abaixe o fogo e deixe por 1 minuto. Juntar a cebola, o alho e o gengibre, ferver.
Acrescentar o azeite, o sal e o arroz cateto integral, abaixar o fogo e cozinhar por aproximadamente 50 minutos ou até que o arroz absorva o líquido e esteja macio. Retirar do fogo e deixar tapado por 10 minutos. Servir.


Macarrão com chá-verde

Ingredientes:
500 gramas de farinha de trigo
5 ovos
2 colheres (sobremesa) de sal
½ xícara (café) de óleo
Uma xícara de chá-verde bem concentrado (já frio)

Modo de Preparo:
Coloque o trigo em uma superfície lisa e faça um buraco no meio. Adicione os ovos, o óleo, o chá-verde, e misture bem. Sove até a massa ficar homogênea e deixe descansar por uma hora. Divida a massa em quatro partes e a abra com um rolo (não se esqueça de polvilhar a farinha de trigo para a massa não grudar). Deixe a massa esticada descansar por uma hora para secar. Em seguida, enrole a massa como um rocambole e corte na largura desejada (talharim, espaguete, lasanha, etc). Com a massa já cortada, salpique mais farinha de trigo e vá desenrolando o macarrão. Deixe secar por mais uma hora e cozinhe em cinco litros de água fervente.


Mousse de chá verde com limão

Ingredientes:
1 lata de leite condensado light
1 lata de creme de leite light
1 envelope de gelatina sem sabor
1 ½ xícara (chá) de chá verde
Suco de 1 limão

Modo de Preparo:
Em uma panela, adicione a gelatina sem sabor e o chá verde. Com o fogo baixo, vá mexendo lentamente até que a gelatina dissolva por completo. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, inclusive a gelatina derretida no chá verde, e bata bem até formar um creme. Coloque o conteúdo em uma vasilha e leve à geladeira por 3 horas. Depois, é só servir e aproveitar essa deliciosa sobremesa.


Risoto de Chá Verde com Espinafre

Ingredientes:
1 e ½ litros de água
1 e ½ xícaras chá de arroz cateto integral
6 folhas de espinafre
½ cebola, de preferência orgânica
2 dentes de alho amassados
2 colheres chá da folha de chá verde
1 colher chá de cardamomo moído
1 colher chá de óleo de coco
Sal marinho a gosto
Noz-moscada a gosto
Ricota ralada a gosto

Modo de Preparo:
Ferver a água, desligar o fogo e adicionar as folhas de chá verde. Tampar e deixar por 3 minutos em infusão. Coar as folhas e reservar. Lavar o espinafre e cozinhar no vapor. Cortar o espinafre em tiras e temperar com sal, noz moscada, e cardamomo moído. Em uma panela adicionar o óleo de abacate e refogar a cebola e o alho, adicionar o arroz misturar e em seguida adicione o chá verde. Cozinhar até os grãos ficarem macios e na consistência de risoto. Por fim adicione o espinafre e misture bem. Sirva com a ricota ralada por cima.


Sopa verde com chá verde

Ingredientes:
100 g de coxão mole
1 cebola picada
1 maço de cheiro-verde bem picadinho
4 xíc. (chá) de água
4 mandioquinhas
2 xíc. (chá) de couve
2 dentes de alho picados
1 col. (chá) de azeite
1 vidro de palmito picado
1 col. (sopa) de chá verde (prepare bem concentrado)

Modo de Preparo:
Pique a carne e refogue-a com a cebola e o cheiro-verde. Acrescente a água e a mandioquinha já picada e cozinhe por 30 minutos. Tire a carne e bata o resto no liquidificador. Reserve. Pique a couve e refogue-a com o alho no azeite. Adicione a carne, o palmito, o chá verde e o creme de mandioquinha.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem