Pílula promete acabar com ressaca


Já imaginou poder sair no final de semana, beber e não acordar destruído no dia seguinte.
 Tomar algumas cervejinhas e poder dormir sem sentir tonturas, enjoos e ter dor de cabeça no dia seguinte parece um sonho, mas uma pílula, que quase parece mágica e que está sendo vendida no Reino Unido, promete acabar com a ressaca.

Chamada popularmente de pílula antirressaca, a Myrkl diz que é capaz de decompor até 70% do álcool ingerido, se consumida uma hora antes da bebedeira. Segundo os fabricantes suecos, ela é composta por bactérias do tipo Bacullis, aminoácidos do tipo l-cisteína e vitamina B12.
 Ela ainda é vegana e custa £30 (R$ 192) a cartela com 30 cápsulas, ou seja, £1 (R$ 6,42) cada.

Para testá-la, um estudo, publicado na revista científica Nutrition and Metabolic Insights, acompanhou 24 pessoas, divididas em dois grupos, um deles tomou dois comprimidos antes de beber e outro ingeriu um placebo. 
Os pesquisadores observaram que houve, de fato, redução do nível de álcool entre aqueles que tomaram a pílula antirressaca.

Publicidade


Como funciona Para entender o funcionamento da Myrkl, é preciso primeiro entender por que ficamos com ressaca. 
Quando ingerimos álcool, ele é convertido pelo fígado em duas substâncias: ácido acético e acetaldeído. Ambas são bastante tóxicas para o corpo, principalmente o acetaldeído.
Quando os níveis delas começam a cair, vêm os sintomas clássicos de ressaca.

O que a Myrkl faz é impedir que nosso corpo absorva essas duas substâncias tóxicas.
 Os bacilos presentes na pílula transformam o álcool em gás carbônico e água, com ajuda do aminoácido, antes mesmo que ele chegue até o fígado, que é o órgão mais afetado pelo consumo de bebida alcoólica.

"É um comprimido de bacilos, que fazem um processo de fermentação", explica Aline Stipp, farmacêutica, mestre e doutora em microbiologia e professora do curso de medicina da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), em Londrina.
 "É um probiótico que auxilia a evitar ressaca", completa.

 Já a vitamina B12 presente no medicamento serve para dar disposição e energia, além de ajudar a melhorar a concentração. 
"Ela protege as células do fígado e ajuda a diminuir os sintomas de ressaca", diz Stipp.

Publicidade

Tem no Brasil?

Por enquanto, não existe previsão de chegada de uma pílula antirressaca aqui no Brasil. 
Mas, segundo as especialistas, todos os componentes da Myrkl são aprovados pelos órgãos reguladores no país. 
O que existe por aqui são analgésicos que ajudam a aliviar os sintomas de ressaca, mas que não evitam o mal-estar após a ingestão de álcool. 
Normalmente, esse tipo de medicamento deve ser ingerido antes e depois de beber, mas ele tem um mecanismo de ação completamente diferente, e serve para aliviar os sintomas, e não impedir que eles se manifestem.
 Um medicamento similar ao Myrkl que existe no Brasil é a metadoxina, um derivado da vitamina B6, usado para tratar casos de intoxicação alcoólica.
Esse remédio tem um efeito parecido ao da pílula vendida no Reino Unido, porque ele acelera a metabolização do álcool, então o efeito da bebida passa mais rápido.



Veja essas dicas úteis para fazer em casa!



 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem