Como preparar o solo para uma horta em casa

 

    Se você deseja cultivar suas próprias plantas e vegetais, seu jardim precisa ter o tipo de solo adequado para fornecer nutrientes às suas plantas. Felizmente, existem maneiras fáceis de preparar o solo para obter o melhor rendimento durante a estação de crescimento. Comece testando o solo em seu jardim e use materiais orgânicos e fertilizantes para ajustar o pH e a drenagem. Quando o solo estiver pronto, forme-o em fileiras para seus vegetais para que você possa plantá-los! 

    Abaixo, seguem 15 melhores dicas e práticas para você fazer sua horta em casa.



1 - Estaque uma área para o seu jardim que receba de 6 a 8 horas de luz solar diariamente. Os vegetais precisam de luz solar plena para crescerem saudáveis, o que geralmente significa 6-8 horas por dia. Encontre um local em seu quintal que tenha espaço suficiente para os vegetais que deseja cultivar e receba luz solar direta durante todo o dia. Quando você encontrar um lugar em seu quintal que você gosta, coloque estacas de jardim nos cantos para não esquecer onde é o seu lugar. 

Você pode fazer sua horta do tamanho que quiser, mas tente ter pelo menos 40 a 50 pés quadrados (3,7 a 4,6 m2 ) para ter espaço para plantar vários vegetais.


2 - Afrouxe o solo a uma profundidade de 20 a 25 cm. Use uma pá reta ou sua pá para cavar de 20 a 25 cm no solo. Vire o solo para que o solo superficial fique no fundo do seu terreno. Continue soltando todo o solo no terreno e separe grandes torrões de terra até que todo o solo tenha um tamanho e consistência semelhantes.

Se houver grama ou grama sobre o seu terreno, você precisa removê-lo antes de soltar o solo por baixo.

Você pode usar um motocultivador ou cultivador se quiser soltar o solo rapidamente. Muitas lojas de ferragens ou de cuidados ao ar livre oferecem aluguel diário de equipamentos.


3 - Esprema o solo em sua mão para ver se ele desmorona facilmente. Coloque luvas de jardinagem para não causar irritação na pele por sujeira ou plantas. Pegue um punhado de terra e aperte-o firmemente em suas mãos. O solo deve formar uma bola solta que se desfaz quando você aperta com força. Se o solo formar uma bola dura, então você tem solo argiloso e é muito espesso para o crescimento das plantas. Se o solo não formar uma bola, então é muito arenoso.

Teste o solo em vários locais em sua horta, pois a composição do solo pode variar ao longo dela.



4 - Verifique os nutrientes do seu solo com um kit de teste de solo . Colete 5-10 colheres de amostras de solo de diferentes locais em sua horta e misture-as com sua espátula até que estejam completamente combinadas. Coloque o solo nos recipientes fornecidos em um kit de teste de solo e abra as cápsulas em cada recipiente. Encha os recipientes com água e agite-os vigorosamente até que a água mude de cor. Compare as cores da água com o guia fornecido com o kit de teste para ver o pH e os nutrientes.

Você pode obter kits de teste de solo em lojas de jardinagem ou online.

Os kits de teste do solo verificam os níveis de pH, nitrogênio, fósforo e potássio em seu solo.

As hortas devem ter um pH levemente ácido entre 5,8 e 6,3.

Você também pode enviar amostras de solo para um laboratório universitário ou empresa de amostragem de solo para obter testes mais precisos, se desejar.


5 - Teste a drenagem do seu solo. Cave um buraco em sua horta com 30 cm de diâmetro e 30 cm de profundidade e encha-o com água usando sua mangueira. Deixe o buraco drenar durante a noite antes de preenchê-lo até o topo novamente. Meça o nível da água depois de uma hora para ver o quanto foi drenado. O solo de drenagem adequado drenará 2 polegadas (5,1 cm) de água a cada hora.

Se a água drenar muito rápido, seus vegetais não receberão água suficiente.

Se a água drenar lentamente, as raízes dos vegetais ficarão encharcadas e poderão apodrecer.


6 - Corrija o solo pelo menos 3 semanas antes do plantio. O solo precisa de tempo para absorver nutrientes, por isso é mais saudável quando você planta seus vegetais. Pelo menos 3 semanas antes de planejar o plantio de vegetais, vire o solo novamente para que o solo superficial fique no fundo do seu terreno. Certifique-se de que todos os torrões de terra sejam do mesmo tamanho para que seus vegetais possam desenvolver raízes facilmente.

Você pode optar por alterar o solo já no outono ou inverno antes de plantar, se tiver tempo.



7 - Remova quaisquer ervas daninhas, gravetos e pedras do solo. Use um ancinho para peneirar o solo para encontrar ervas daninhas, galhos grandes ou pedras que estejam dentro da horta. Quando você arrancar as ervas daninhas, tente tirar o máximo de raízes do solo que puder, ou elas podem voltar a crescer. Faça o seu melhor para se livrar do máximo de resíduos do solo que puder.

Evite colocar raízes de ervas daninhas em caixas de compostagem, pois elas podem crescer novamente e afetar a qualidade do composto.

Tudo bem se você não conseguir remover todos os galhos ou pedras do solo.


8 - Adicione gesso aos solos argilosos para ajudar a separá-lo. O gesso é um mineral que ajuda a adicionar nutrientes ao solo argiloso e pode soltá-lo. Espalhe cerca de 3-4 libras (1,4-1,8 kg) de gesso em seu solo para cada 100 pés quadrados (9,3 m2) em sua horta. Misture o gesso no solo com sua pá ou pá para que fique bem combinado.

Você pode comprar gesso em uma loja local de jardinagem ou de melhoramento da casa.

Não use gesso em solos arenosos, pois só o tornará mais solto.


9 - Misture até 10 cm de composto para fixar o solo arenoso ou diminuir o pH. Materiais orgânicos como estrume ou composto ajudam a fornecer nutrientes ao solo e diminuem o nível de pH. O composto também pode ajudar a melhorar a drenagem em todos os tipos de solo para manter suas plantas saudáveis. Comece aplicando uma camada de 5 cm do composto em cima do solo e misture com a pá. Se você quiser adicionar mais, você pode colocar até 5,1 cm adicionais.

Você pode comprar composto em lojas de jardinagem ou fazer o seu próprio. Se você fizer o seu próprio, não use nenhum produto animal ou de carne na caixa de compostagem, pois isso pode afetar negativamente seus vegetais.

Teste o pH do seu solo depois de adicionar composto ou esterco para que você possa verificar se precisa fazer mais alterações.



10 - Transforme a cal no solo para aumentar o pH. O calcário moído, comumente chamado de cal, é uma mistura básica que diminui a acidez do solo. Obtenha uma mistura de cal hidratada e espalhe de 0,91 a 1,36 kg para cada 9,3 m 2 de solo em sua horta. Mexa o limão profundamente no solo para torná-lo menos ácido.

Você pode comprar cal em sua loja de jardinagem local.


11 - Fertilize o solo para adicionar ainda mais nutrientes. Um fertilizante NPK tem diferentes misturas de nitrogênio, fósforo e potássio para ajudar suas plantas a obter os nutrientes necessários. Misture 1 libra (0,45 kg) de fertilizante 10-10-10 para cada 100 pés quadrados (9,3 m2) de jardim que você tem. Transforme o fertilizante no solo para que ele absorva todos os nutrientes antes de plantar seus vegetais.

Não aplique fertilizante no solo se ele já tiver nutrientes suficientes, pois você pode enfraquecer suas plantas.


12 - Planeje as fileiras do jardim para que haja pelo menos 30 cm entre elas. As hortas crescem melhor quando são plantadas em fileiras para que você tenha espaço suficiente entre as plantas. Verifique as especificações das sementes ou vegetais que deseja plantar para ver se eles têm requisitos especiais de espaçamento. Em seguida, marque onde você deseja colocar suas fileiras em seu jardim usando estacas para que você possa formá-las facilmente mais tarde.

A distância entre as fileiras depende dos tipos de vegetais que você planeja cultivar. Por exemplo, os brócolis precisam de pelo menos 76 cm entre cada fileira para que possam crescer completamente.

Você não precisa fazer suas linhas retas se não quiser.



13 - Arrume o jardim para formar fileiras de 20 a 25 cm de altura. Use um ancinho ou uma enxada de jardim para empurrar o solo em montes longos e elevados com cerca de 20 cm de altura. Procure fazer com que a base de cada fileira tenha pelo menos 15 cm de largura para que as raízes de seus vegetais tenham espaço para crescer sem serem expostas ao ar livre. Continue formando suas fileiras para que elas tenham vales entre elas.

Você não precisa fazer fileiras elevadas se não quiser, mas garante que suas plantas cresçam em solo saudável


14 - Nivele os topos das fileiras para que fiquem com 15 a 20 cm de largura. Os topos de suas fileiras funcionam melhor se estiverem nivelados para que seus vegetais possam crescer em linha reta. Use a parte de trás de sua pá ou enxada para achatar o solo no topo da linha sem compactá-lo com força. Certifique-se de que o topo da fileira tenha pelo menos 15 cm de largura para que as raízes tenham espaço para crescer e se expandir.


15 - Folhas secas entre as fileiras para evitar a formação de ervas daninhas em seu jardim. Folhas secas seu jardim ajuda o solo a reter água, bem como impede que as ervas daninhas cresçam em seu jardim. Coloque uma camada de 5 cm de cobertura morta nos vales entre as fileiras. Você pode usar uma mistura padrão de cobertura morta ou material orgânico, como palha.

Não faça isso em cima de suas fileiras, pois será difícil para os vegetais crescerem através dela.



Truques de Costureira Para Facilitar a sua Vida







Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem